domingo, 19 de junho de 2011

Momento Mágico

Herdei o amor à música clássica de meu pai. Melhor dizendo, aprendi a amar a música clássica com meu pai. Ele comprou uma vitrola e vários discos (de vinil, é claro) especialmente para que meu irmão e eu tivéssemos a chance de ouvir os clássicos. Assim como papai, sou apaixonado pela 5ª e 9ª Sinfonias de Beethoven.

Entre os CD’s e DVD’s que coloco para minha filha Kamili, vários trazem músicas clássicas. Essa escolha é intencional. Não se pode amar algo que não se conhece. O primeiro passo é entrar em contato, ouvir algumas vezes, até conhecer. Do conhecimento, brota o amor. É um processo de sensibilização: tornar-se sensível, receptivo. Em outras palavras, ser tocado pela música.

Hoje, Kamili pediu à mãe para ouvir a música do “tchi-bom-bom”. Para nossa surpresa e satisfação, ela se referia à Quinta Sinfonia de Beethoven – mais especificamente ao famoso “tchan-tchan-tchan-tchan”...

Minha esposa colocou o CD com uma versão da Sinfonia para bebês, e Kamili acompanhou a música balançando a cabeça. Em seguida, coloquei um DVD com a apresentação da Filarmônica de Berlim sob a regência de Herbert von Karajan. Eu precisava me barbear e ia deixá-la assistindo sozinha, mas me dei conta que para instilar o amor à música naquele coraçãozinho, eu teria que estar junto dela, apreciando, valorizando, compartilhando.

Assim, deixei as demais preocupações de lado, sentei-me no sofá e coloquei Kamili em meu colo para assistirmos ao DVD. Em alguns momentos, apreciávamos em silêncio; em outros, eu dava explicações (esse é o maestro, ele faz gestos para cada músico saber o momento certo de tocar), apresentava os instrumentos (veja o clarinete, esses são os violinos), explicitava os movimentos da música (ouça como está baixinha, agora todos vão tocar juntos, com força), cantarolava a melodia, e expressava o meu prazer com a beleza da composição.

Aninhada em meu colo, Kamili assistia a tudo em um silêncio comovente e um olhar compenetrado e reverente. Comungávamos juntos, de uma obra artística eterna e universal. Nesse instante, lembrei-me de meu Velho. Senti saudades dele. Agradeci a ele por essa nobre herança e por essa educação dos sentidos e sentimentos. Senti meu pai presente, compartilhando conosco daquele momento mágico em que o amor à música clássica era transmitido de uma geração à seguinte.

É provável que, no futuro, Kamili não se recorde desses breves minutos mas, para mim, ficarão eternizados como um precioso Momento Mágico.

17 comentários:

Janaina disse...

Feizi,

Mágico também é o sua forma de sentir o mundo e traduzir os sentimentos em palavras.
Sorte grande a de Kamili!
bj da outra sempre filha,
Jana

Virginia Spinassé disse...

Nossos filhos são bençãos. Também vivo alguns desses momentos. Leia um desses momentos no meu blog: http://virginiaspinasse.blogspot.com/ . O título é "Ser Especial é Ser Feliz."
Forte e carinhoso abraço
Virginia Spinassé

Tatiana Barros disse...

Me emocionei junto... Bjo.

Irandir disse...

Meu amigo Feizi!!!
Muito grata por compartilhar seu momento mágico conosco. Fiquei realmente emocionada e também encorajada a motivar Dandara e outras crianças a terem mais contato com a música clássica. Realmente a música clássica traz uma nova harmonia e sensiblidade para as nossas vidas.
O meu favorito que compartilho com Dandara é Andre Rieu, uma versão do clássico mais moderno, ja fiquei pensando em Kamilli.

Desejo que o seu quotidiano seja regido pela harmonia e inspiraçao da música clássica.
Um abraço afetuoso
beijinhos musicais para kamilli
Irandir e Dandara Verloes

m disse...

Que momento lindo tio Feize! obrigada por compartilhar.

Peiman disse...

Que lembranças queridas e que magia do momento, brother! Esses instantes simples e ricos são como sementes que perdem no tempo e na forma mas frutificam na essência e no ser. Quem sabe um dia Kamili faça parte de uma orquestra (provavelmente como regente ;) e gere música que por sua vez inspire outros corações a atos de amor e sacrifício... O tecido da vida é feito desses momentos-ponto costurados pelo poder do amor. Feliz Dia dos Pais.

Juliana Tarsia disse...

Tenho certeza, querido Feizi, que o sr. Razi Milani também compartilhou deste momento mágico, nos outros mundos de Deus, onde ele certamente está. E creio que ele ficou muito feliz, por vc, por Kamili, por sua esposa, por sua mãe, irmão e irmã e todos os outros netos. Seu legado deixado aqui para nós, que tivemos a rica oportunidade de conviver com ele é inesquecível. Felicidades, venha logo à Brasília com sua família, estamos com saudade.
Abçs, Juliana Tarsia

Solange Sampaio disse...

Querido Feizi.... que lindo isso, que maravilhoso ver um bb sendo criada por duas pessoas tão especiais, dando uma educação tão requintada e tão preciosa, ensinando o que há de mais lindo na arte e na vida. Ela é uma garota especial, Deus não colocou-a em suas vidas a toa. E vcs, merecedores dessa dádiva, por terem uma filha que corresponda a esse amor e aceite o que vcs tem para oferecer. Que Deus os abençoes sempre!!! Beijos da sempre amiga, Solange.

Amar Sempre disse...

Cada momento é uma semente lançada ao coração, melhor dizendo de coração para coração. Que esse seja um entre tantos outros... Obrigada por partilhar conosco!
Um abração!!!

Feizi disse...

Quantos comentários preciosos... cada um de uma pessoa muito querida e especial!!!

Muito obrigado, Jana, Virgínia, Tati, Irandir, Munirih, Peiman, Juliana, Solange e Iône!!!!

Compartilhar esse momento com vocês teve como resultado multiplicar a alegria e o sentimento de comunhão!!!!!!!!!!!

dai disse...

Querido amigo, obrigado por partilhar esse momento magico conosco,é emocionante!Lembrei de bons momentos com meu pai,que partiu mas´é presensa marcante nas lembranças!Filhos são herança de Deus! Beijos!Adalice

FADA MADRINHA disse...

Linda descrição de um mágico e eterno momento, e a sensibilidade em perceber o exato instante da necessidade do apoio terno para a kamili interagir com a música. Isso é de uma preciosidade incalculável para
para os dois, realmente bem definido. MOMENTO MÁGICO. Parabéns para vocês!

Jerome Muller disse...

Querido Feizi,

Minhas lagrimas estão presas, devido ao local em que me encontro. Os sentimentos profundos. A alegria imensa! Parabens Feizi e muito obrigado por compartilhar esse momento! Vou voltar a ler no seu blog mais vezes ;)
Forte abraço

Nando Severo disse...

Lição de vida, amigo. Uma emocionante lição de amor, de como ensinar os filhos, de como saber aprender com eles, com os pais, de dar valor aos momentos "mágicos", muitas vezes únicos desta nossa passagem fugaz por aqui, por este mundo tão carente da sinfonia singela do amor. Grande e forte abraço.
Fernando Parracho

Anônimo disse...

Quero te dizer que sua experiencia me motivou mais ainda a apresentar a musica classica para minha filha. A madrinha dela havia presenteado com uns CDs classicos, coloquei para ela ouvir as serenatas de Mozart. E ela começou a dançar ballet lindamente, com tanta doçura que fiquei nas nuvens.
Posso dizer que tambem tive o meu momento mágico.
Muito Grata por compartilhar e motivar outros momentos magicos!

Cláudia Isabele disse...

Lindo. Simplesmente assim.

msf13 disse...

Feize,
Como parceiro de trabalho na UFRB,confesso que sou um admirador de tuas reflexões, sempre ponderadas, consistentes e carregadas de percepções humanísticas e emocionais que o diferenciam em suas exposições.Feize,o teu relato do "Momento Mágico" foi descrito com uma "inspiração" contagiante e que nos faz (nós pais recentes) refletir sobre a importância desses pequenos momentos mágicos e que, podem sim, refletir (ou repercutir)em toda a vida da criança (e nossa). Muitas vezes, basta um único sorriso de nosso filho ou algo "engraçadinho" para sumir qualquer "problema" que possa existir no mundo! Imagine, então, o impacto do nosso abraço, da nossa presença, das nossas brincadeiras no "universo" de uma criança que está descobrindo "tudo". Em outras palavras: "Valores" "sensibilidade" "família" "amor" "segurança" "felicidade" ...etc.
Feize, parabéns pelo talento de expressar (com palavras e, descobri agora, com texto)tamanha percepção "do que" realmente importa nesta vida!

Abraços,

Prof. Marcelo Soares Fernandes (UFRB) OBS: Papai recente da Lara.