sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Educação continuada de mães, pais e cuidadores - Uma experiência exitosa


O Programa Quero uma vida melhor para meus filhos  vem sendo desenvolvido desde 1999 em escolas, faculdades e ONG’s de diversas cidades brasileiras. Nesses 12 anos, participaram mais de 11.000 mães, pais e cuidadores, oriundos de todos os níveis sócio-culturais, beneficiando 150.000 crianças.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os temas mais trabalhados têm sido: 
 Desenvolvendo as múltiplas dimensões de crianças e adolescentes
  
 A psicologia da gravidez e amamentação
  
 Os desafios dos 5 primeiros anos
  
 Necessidades psico-emocionais da criança
  
 Liberdade e limites: Em busca do equilíbrio
  
 Adolescente X família: Como conciliar?
  
 Cultivando a saúde da relação pais – filhos
  
 Ética: oferecendo uma bússola para a vida
  
 O papel insubstituível do pai

 Valores no lar: onde a gente aprende a ser gente (de verdade)

 “Bullying”: quando a escola não é um ambiente acolhedor e seguro

 Sucesso na escola: como ajudar os filhos

 Prevenção ao abuso de drogas: quando e como começar?

 Educando com base em virtudes
METODOLOGIA

O Programa consiste de encontros nos quais são abordados temas críticos da educação de crianças e adolescentes na contemporaneidade. As apresentações focalizam princípios norteadores através dos quais cada pai ou educador pode buscar alternativas que sejam eficazes e, ao mesmo tempo, viáveis para o seu contexto familiar, visando ao desenvolvimento equilibrado das potencialidades de seu filho(a).

Cada encontro consiste de palestra, debates e intercâmbio de experiências. Exercícios práticos são propostos aos participantes e perguntas e depoimentos são estimulados. 
 
IMPACTOS

Os impactos positivos e as significativas mudanças proporcionadas pela metodologia do trabalho foram confirmados por avaliações feitas junto aos participantes.
Esse trabalho preventivo, quando desenvolvido de forma  sistemática e continuada, promove relações mais sadias e equilibradas no lar. Para crianças e adolescentes, isso é essencial, tanto do ponto de vista psicológico e emocional, quanto de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. O fortalecimento dos vínculos familiares é reconhecido como um fator de prevenção ao fracasso escolar, ao abuso de drogas, à marginalidade e violência, e à gravidez precoce.
IMPLEMENTAÇÃO
Quero uma vida melhor para meus filhos  é um programa com a chancela do INPAZ (Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos), podendo ser implementado em diversos formatos.

 
Desde novembro de 2009, o Programa foi implementado em quatro escolas públicas São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, graças à Secretaria de Educação do município. 

Nos anos de 2007 e 2008, o Programa contou com a parceria da prestigiosa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (http://www.bahiana.edu.br/). A "Bahiana" disponibiliza, em seu site, podcasts das palestras que ministrei este ano. São trechos das palestras, em vídeo e em áudio, que podem baixadas para o seu computador.

Para acessar esse material, basta clicar em: http://www.bahiana.edu.br/moodle/mod/resource/view.php?id=1442


PARA MAIORES INFORMAÇÕES

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fotos e registros de meu trabalho

Car@  internauta,


Criei um álbum no Facebook, com registros de diversas facetas de minha atuação profissional e acadêmica. O álbum é de acesso público:

 
Seja bem-vind@ a visitar o álbum, deixar seus comentários, divulgar o link....